segunda-feira, 21 de novembro de 2011

TERMOS DE MODA!

Tem sempre aqueles termos e palavras que você sabe o que é mas não consegui explicar. Comigo isto sempre acontece. E tem sempre aqueles termos técnicos de moda que acontece a mesma coisa, você sabe que roupa é, que tecido é, qual nome isto e aquilo tem, mas o difícil é tentar explica para outra pessoa que não tem esta mesma noção. Ultimamente estou muito empenhada em descobrir todos ou parte os termos de moda. Ganhei um dicionário com alguns deles e acho que foi isso que me motivou. Além do meu dicionário eu estou fazendo o meu próprio almanaque e vou mostrar uma parte das minhas pesquisas para vocês.
Cardigã: Era um paletó militar de mangas compridas, feito de lã  e abotoado na frente, que surgiu no século XVIII. Por causa do conde Cardigan, da Inglaterra, que teve seu uniforme militar rasgado, a peça foi refeita de um modo mais confortável. Coco Channel foi a responsável em aderir ao universo feminino esta peça, na década de 20 e 30. Era usado em um conjunto duas-peças - saia e cardigã -, ou no conjunto três-peças - saia, suéter e cardigã. Hoje, o cardigã é muito usado pelas mulheres por ser uma peça versátil, que combina com tudo. Além do modelo clássico, abotoado na frente e manga longa, existem modelos maxi que são os cardigãs compridos que chegam até o joelho, aqueles com a manga mais curta, como a 3/4, e os sem botão.
Cache-Couer: Uma expressão francesa que quer dizer Esconde o Coração usada para se referir a blusas e vestidos transpassados e ajustados por um cinto. Deixando a peça com um decote V, valorizando o colo. O cinto que transpassa define a cintura. Estilo inspirado nas roupas das bailarinas clássicas. Este modelo é muito usado pela princesa Kate Middleton.
Kate Middleton
Caftã: Uma peça de corte amplo, com o comprimento até o tornozelos ou joelhos, normalmente mais largo na barra, com mangas largas e compridas. Era usado por turcos e judeus como um traje de gala. Costumava ter uma faixa na cintura, mas na década de 50, Dior apresentou uma versão sem a faixa, usado por cima de vestidos de noite compridos. Feitos de qualquer tipo de tecido, eles também tem a sua forma empregada em algumas camisolas. Algumas versões possui um zíper que vai do tornozelo até o pescoço.

Este post chegou ao fim, mas é o primeiro de muitos outros que virão. Estou planejando escrever no próximo sobre : Chemisier, Trench-Coat, Twin-Set, Denim e Anoraque. Aguardem e confiram :)

4 comentários:

  1. "o difícil é tentar explica para outra pessoa que não tem esta mesma noção" Azamiga aqui!!1 Hahaha

    ResponderExcluir
  2. e linda mesmo Leona :D
    obrigada :DD
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Great choices!Love the looks!!


    http://placequotehere.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei ....
    Tbm tenho dificuldades em explicar quando algumas pessoas me perguntam alguns termos .........


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br/

    ResponderExcluir