quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TIPOS DE GOLA - parte 1

Folheando minha Enciclopédia de Moda, percebi a quantidade de tipos diferentes de gola. E achei interessante fazer um post para mostrar a vocês essa variedade. Resolvi dividir o post em dois para que um só não fique cansativo, pois são muitos de golas. Mas é claro que não vou falar sobre todas, fiz uma seleção de 12 tipos mais conhecidos e dividirei 6 para cada post. Neste primeiro serão Gola-Capuz, Gola de Mandarim, Gola em U, Gola de Marinheiro, Gola em V e Gola Peter Pan.
Gola Peter Pan:
Caracterizada pelo seu formato arrendondado e chata, com 5 a 7,5 centímetros de comprimento. Muitas delas vem costuradas as blusas ou vestidos, mas também são vendidas separadamente para fazer diversas combinações. Além da gola de tecido simples, muito usada na década de 20 quando foi lançada, ultimamente ela foi modernizada com apliques de tachinhas, pedras e muito brilho.
Gola-Capuz:
É um pedaço a mais de tecido que é preso no decote de uma peça, pode ser usado como capuz ou como gola drapejada atrás ou na frente. Entrou na moda no século XX através de vestidos e suéteres com gola-capuz, cortada de maneira que o drapejado caísse em dobras sobre o peito e pescoço.
Gola de Marinheiro:
Gola feita de tecido pesado, que forma um quadrado nas costas e na frente vai se estreitando até formar uma ponta na qual se amarra em laço ou apenas um nó. Muito usada pelas mulheres na década de 20. 
Gola em U:
Gola profunda no formato da letra U. A partir do início da década de 50 apareceu nas blusas e casaquinhos. Os estilistas que difundiram esta gola foram Christian Dior e James Galano.
Gola de Mandarim:
É uma gola alta, dupla e abotoada nas laterais. Presente normalmente em paletó, mas pode estar em blusas e vestidos também. Foi adaptada de uma gola asiática que fica bem próxima do pescoço. Por isso deixa as peças com cara oriental.
Gola em V:
Gola com o formato da letra V. Realça o colo da mulher dependendo do seu comprimento que pode variar de um decote simples a um decote extravagante. Presente em camisas, vestidos ou casacos, e está também no Cache-Couer, já comentado neste post

5 comentários:

  1. adoorei o post! gosto mto da gola peter pan, eh bem diferente!!^^~


    ah! comecei a fazer tutoriais no blog, já tem um, confere lá! rs


    beijooos


    www.cerejarocks.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leona, tudo bem? Estou indo pros EUA dia 1 de fevereiro e percebi o quanto são baratos os lápis de cor. Tem um kit de 462 cores, mas é muito caro, então encomendei dois pacotes de 50: um pra mim e outro pra você, como presente de blogueira pra blogueira. Quando voltar, dou um jeito de te entregar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro a em v e u, porque ela dão um valor ao meu busto. *o*

    ResponderExcluir
  4. a gola peter pan está sendo um trend lá com as gringas ne ? Adorei a marinheiro tbm , nem sabia que tinha esse nome hahaha

    fico feliz por ter gostado do layout , volte sempre amr!

    http://braziliandiamond.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse post informativo! é sempre bom saber os nomes técnicos ao invés de falar "aqueeelaa redondinha" ou "sabe aquela que cai assim"? - hahaha!

    Beijão minha flor :*

    ResponderExcluir