segunda-feira, 22 de outubro de 2012

BIBLIOTECA: TRILOGIA JOGOS VORAZES!

Como foram os últimos livros que eu terminei de ler, decidi que seriam os primeiros livros da tag Biblioteca explicada aqui.
Vou dividir o post em quatro partes: Aparência [eu dando o meu pitaco de como é a aparência do livro, vocês logo vão entender o porque disso], Meu Resumo [resumo feito por mim, pelo o que eu entendi, senti, o que me marcou e tudo mais], Gostei/Não Gostei [bem auto-explicativo, vou falar sobre os pontos positivos e negativos da história do livro], Resumo do Livro [que é aquele resuminho que vem na capa, contra-capa ou na aba do livro que a gente normalmente lê para ver se interessa. Lembrando que eu copiei do jeitinho que está lá, quem não quiser saber de nada do livro não leia.].
Não tinha colocado isso antes no post que eu falei sobre as tags porque ainda não tinha certeza de como queria fazer certinho. Mas agora já atualizei lá e coloquei aqui também para vocês entenderem :)

 Aparência: Primeiro quero confessar uma coisa a vocês: não gosto de ler livro velho e em péssimo estado. É bom eu dividir isso com vocês porque quero ver se sou só eu que tenho essa neura ou não. Amo páginas amareladas, mas que sejam assim porque o livro foi feito assim e não que tenha ficado amareladas por causa do descuido de quem leu o livro. Por isso se tem uma coisa que eu não gosto é emprestar ou pegar livro emprestado. Apesar de agora eu estar pegando livro emprestado na biblioteca por causa do vestibular, eles tem que estar novinho se não a minha neura ataca. Vocês devem estar pensado "puts que menina frescurenta", mas não é, é que não tem nada melhor do que cheiro de livro novinho ali em ótimo estado para você ter vontade de devorá-lo. Ai, espero que alguém concorde comigo. Bom, desabafei e agora vou falar sobre a aparência dos livros.
Os três tem páginas amarelas *-*. Todas as capas eu achei realmente muito lindas, mas a que eu mais gostei foi do "A Esperança", talvez por essa tendência de gostar da cor azul, mas também porque é a que o tordo aparece mais bonito. 
A letra tem um tamanho razoável. Os capítulos não são pequenos, mas não tem um padrão de tamanho. Eu como quase devorei não percebi, mas quem lê por quantidade de capítulo lê uns 5 por dia...
Autora: Suzanne Collins. Editora: Rocco 
Jogos Vorazes - 397 páginas. Li em 2 ou 3 dias. Devo falar que ganhei da Hanna de presente de aniversário e ela escreveu uma super dedicatória falando sobre os personagens, chipando Peeta e Katniss e falando que se eu chipasse Gale e Katniss a nossa amizade acabava haha E também essa fofa fez com que a minha leitura ficasse mais agradável colocando recadinhos em algumas páginas veja nas fotos:

Em Chamas - 413 páginas. Li em 4 dias.
A Esperança - 419 páginas. Li em 5 dias. Demorei porque foi o que eu menos gostei.
Meu Resumo: Panem é um país (? alguém sabe me dizer se eu interpretei certo?) que surge após o fim da América do Norte e é governado pelo Presidente Snow e dividido em 12 Distritos mais a Capital. Cada um dos distritos tem uma função para servir a Capital, como por exemplo agricultura, madeira... No passado o Distrito 13, energia nuclear, se revoltou contra a Capital e foi destruído e para que mais nenhum distrito seguisse o exemplo deste a Capital criou os Jogos Vorazes. Os Jogos consiste em pegar um tributo feminino e um masculino de cada Distrito e colocar em uma arena, que a cada ano é modificada, para se matarem até que sobre apenas um que será o vitorioso.
A trilogia de Jogos Vorazes é narrada por Katniss que mora no Distrito 12, o mais pobre de todos os distritos e é o da mineração. Ela mora com sua mãe e sua irmã Prim. Ela e Gale, um amigo que conheceu na floresta, caçam para conseguir o sustento das famílias pois ambos são os "chefes da casa", e ambos perderam seus pais em um acidente nas minas. 
Para não dar spoiler o resumo será até aqui. Mas garanto muita aventura e diversão, apesar de ser um verdadeiro massacre é divertido ler de uma maneira que te faz pensar e refletir sobre muitas coisas.

foto embassada e fora de foco mas gostei.
Gostei - A história é fascinante, muito bem escrita para deixar todos deslumbrados e querendo saber mais e mais. Os personagens são ricos cada um a sua maneira. Cada um com seus próprios dilemas e mesmo assim suas histórias se entrelaçam por causa dos Jogos e do ódio pelo poder da Capital de uma maneira ou outra.
Melhores personagens: Peeta [tributo do Distrito 12], Haymitch [único tributo do 12 que tinha ganhado os Jogos de uma maneira surpreendente], Cinna [estilista], Finnick [ex-tributo que aparece em "A Esperança"], Prim [a irmã da Katniss], Rue [tributo do 11 que entra nos Jogos], acho que tem mais mas no momento não lembro.
Não Gostei - A Katniss é muito indecisa e as vezes algumas coisas que ela faz me dá vontade de bater nela (quem já leu, sente isso também?). Algumas pessoas que morrem eu não gosto, acho sem motivos (não interpreto isso sendo um spoiler porque vocês já sabem a ideia principal dos Jogos então...). A Esperança me parece que a Collins, autora, não estava mais afim de escrever e foi fazendo de qualquer jeito, me desculpe mas é o que parece.
Piores personagens: Os Carreiristas do primeiro livro [são os tributos do Distrito 1,2 e 4 que são treinados para os Jogos e se acham os fodões, não gosto], Presidenta Coin [aparece em A Esperança e não vou falar sobre ela hehe]
O Presidente Snow é do mal, mas acho um ótimo personagem, desculpa quem discorda.
Katniss e Gale eu não consegui classificar.
Os outros eu acho que gosto da maioria.
Resumo do Livro: O resumo será apenas do Jogos Vorazes para não dar spoiler. Eu acho que quem não quer saber NADA do que vai acontecer não leia. Mas tem coisas que são óbvias né?
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na Arena, o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"
Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos do combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no ano passado também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

10 comentários:

  1. Eu gosto de ler até no banheiro, heheheehhe!!!!eu marco data tbem, só q no fim da leitura e tbem da releitura! otima semana p vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que se eu estou muito intertida eu fico segurando o xixi até acabar a parte emocionante, mas se o livro inteiro me agrada eu vou com ele pro banheiro sim hahahhaha

      Beijos :)

      Excluir
  2. Por algum motivo eu não me vejo atraída nem pelos livros e nem pelo filme.
    Também faço anotações de páginas e citações que gosto. ahha

    ResponderExcluir
  3. Amooooo essa série!!! <333
    Na verdade, amo demais o primeiro livro, é meu livro favorito, mas a minha série favorita ainda é Harry Potter... Não gostei tanto de A Esperança..
    Flor, fiz o grupo do blog lá no flickr, espero muitas fotos suas por lá, hein?!! http://www.flickr.com/groups/vinteepoucos
    Beijinhos!!

    Ann
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Harry Potter é sem comparação é minha série preferida de todos os tempos e para sempre :))))))
      Eu vi e logo logo estarei colocando algumas fotinhas por lá :)

      Beijos,

      Excluir
  4. Oi Vitória,
    Ahhh eu gosto muito de ler... Gostei das indicações e da resenha bem explicadinha!
    Eu te entendo perfeitamente, porque tbm não gosto de pegar livro emprestado! hihi
    Amo páginas amareladas e amo personagens ricos em detalhes.
    Beijo, tenha uma boa noite
     Just Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos muito parecidas quanto a leitura. Ai que bom que você achou, fiquei com medo de não ter conseguido passar tudo o que eu queria :)

      Beijos.

      Excluir
  5. Li o primeiro livro da trilogia em uma semana, mas estou enrolada tentando ler o segundo, pois minha vida está bem mais corrida agora.
    Não vejo a hora de ter mais tempo para terminar de ler, adorei o primeiro livro.
    Muito legal a dedicatória que sua amiga escreveu.
    Fico extremamente feliz quando recebo um livro de presente.
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer me deixar extremamente feliz é só em dar um livro, sério hahahah fico muito feliz e sempre ganho das minhas amigas porque elas sabem disso.
      Ai, o que eu mais amei foi o primeiro.

      Beijos :)

      Excluir