domingo, 30 de dezembro de 2012

BIBLIOTECA: AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL!

As Vantagens de ser Invisível: 223 páginas. Li em 4 dias. Tenho que dizer que minha opinião sobre o livro ia ser completamente diferente se eu não tivesse assistido o filme. Como eu li o livro e assisti o filme depois tenho ótimas coisas pra falar sobre este livro.
Autor: Stephen Chbosky. Editora: Rocco
resolvi mudar o jeito como eu escrevia o início e o fim da leitura. 
Aparência: Como eu já tinha ouvido falar do livro e minha amiga já tinha me avisado eu sabia que ele não era um tipo de livro convencional dividido por parágrafos. Pra quem não sabe o livro é escrito através de cartas que o personagem principal, que se identifica como Charlie [ele não diz seu verdadeiro nome pois não quer ser reconhecido e nem expor as pessoas de quem ele fala nas cartas], manda a uma pessoa que nós também não sabemos quem é. Isto foi interessante porque eu sempre acho que eu sou o "Querido amigo" e que a parte do "Com amor, Charlie" é pra mim e isto me fez ter uma simpatia pelo livro.
Li em algumas resenhas sobre este livro que as pessoas que compraram tiveram a opção de escolher entre a capa original e a capa pós-filme. Eu não tive essa opção porque quando fui comprar no Natal era o último livro da Empório Cultural. Mas confesso que eu realmente queria esta capa por três motivos: Tem o Logan Lerman. Tem a Emma Watson. Tem o Ezra Miller, que se tornou a minha nova paixão platônica, ele é muito lindo e no filme está uma graça!!!!!
Além disso tudo a capa é verde (minha cor favorita). Adorei a fonte do título, parece escrito por máquina de escrever antiga. 
A leitura é bem rápida. Vai melhorando a cada carta, porque você vai percebendo o crescimento de Charlie.
Gostei: Nunca tinha lido um livro escrito em forma de cartas e confesso ter achado bem interessante. O modo como o autor faz com que Charlie evolua em tão pouco tempo e de maneira gradativa foi muito bem elaborado. A forma como assuntos fortes como abuso sexual, homossexualismo, drogas, bebidas, entre outros são tratados de uma maneira "leve". Dizer que não é um livro recomendável para menores de 12 anos é relativo, pois nessa idade eu já tinha todos esses assuntos muito bem esclarecidos na minha cabeça, então realmente acho que vai de cada pessoa. Gostei da forma "invisível" de ser do Charlie. Mas eu concordo totalmente com a Sam quando ela diz que ele precisa colocar sua vida e as coisas que ele gosta a frente da vida das outras pessoas.
Personagens favoritos: Patrick [eu sei que ele é gay, mas me apaixonei por ele :(] (não deixe de ler o que vou falar no final do post, antes de achar ruim da forma que eu falo gay), Sam [sempre soube que era a Emma que ia fazer ela no cinema, mas apesar disso gostei da personagem sem contar esse grande porém], Professor Bill [gostei do jeito como ele tratava Charlie].
Não gostei: Esse é o ponto do post. Eu iria escrever vááárias coisas aqui antes de ter assistido o filme e ter conversado com a Hanna. Seguinte: O começo do livro é um pouco chato. A forma como o Charlie se expressa parece uma criança falando. Mas com o passar do livro você vai percebendo a mudança na personagem e a forma como ele vai escrevendo também muda e fica melhor. No último dia que eu li o livro estava com muito sono e eu li ele a tarde inteira, então já estava me embanando toda com as palavras. Com isto deixei passar despercebido o grande fato do livro: o porque do Charlie ser um "garoto esquisito". E terminei o livro sem entender nada. Minha amiga Hanna me esclareceu e fomos assistir o filme. GENTE, SÉRIO, O FILME É MUITO BOM! Eu fiquei o tempo todo falando "nossa que lindo!!!!", "ai gente", "que fofura", "Oh, Patrick" haha. Resumindo, agora eu tenho poucas coisas para falar do filme que eu não gostei.
Personagens que eu não gostei: Charlie [deixa eu explicar] ele no começo é meio chato e depois melhora, mas o que eu não consigo entender nele é que ele chora a cada folha. OK, a vida dele não é lá grandes coisas, mas ele chora muito. No começo até pareceu ser fofo, mas depois de um tempo ficou patético. Ta, ele pode chorar, eu também choro e todo mundo chora, mas acho que o que mais me deixou "argh, para" foi como ele descrevia que estava chorando, era realmente desnecessário. Tia Helen [apenas ela]
Top 10 frases: As Vantagens de ser Invisível.
  1. "Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece." [Bill]Pág. 35
  2. "Eu me sinto infinito." [Charlie] Pág. 43
  3. "Quer um brownie?" [Bob] Marquei essa para eu nunca me esquecer de nunca aceitar um brownie. Pág.45
  4. "Patrick depois disse alguma coisa que acho que nunca vou esquecer. - Ele é invisível. [...] - Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende." [Patrick] Pág. 48
  5. "Você gosta de passar as festas de fim de ano com a sua família? [...] Eu, pessoalmente, gosto. E tenho vários motivos para isso. Primeiro, tenho muito interesse e fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não se gostam realmente uma das outras" [Charlie] Pág. 66. Marquei porque isso é muito eu.
  6. "Eu morreria por você. Mas não viveria por você." [Personagem de um livro que Charlie leu] Pág. 179
  7. "Você não pode se limitar a sentar lá, colocar a vida de todos à frente da sua e pensar que o que importa é o amor." [Sam] Pág. 210
  8. "Se alguém gosta de mim, eu quero que goste de mim de verdade [...] Quero que mostrem para mim, para que eu possa sentir também." [Sam] Pág. 211 
  9. "Porque não há problemas em sentir as coisas. E ser quem você é." [Charlie] Pág. 221
  10. "Querido amigo, [...]

Com amor,
Charlie"

Resumo da contra capa do livro:
Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora pra outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes.
A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante.

Como o resumo da contra capa estava pequeno resolvi colocar o da orelha:

Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora. Não se sabe pra quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver sua vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock n' roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito.
Ezra Miller seu lindo!
Onde achar: Saraiva. Só achei no site da Saraiva, mas o meu eu comprei na Empório Cultural, mas o site está em reforma. (post atualizado)

Como eu disse logo a cima quero esclarecer algumas coisas. Eu disse "gay" na resenha do livro "As Irmãs Harker" aqui e disse aqui. Como eu sei que tem toda aquela coisa sobre esse assunto quero esclarecer algumas coisas. Sou totalmente a favor do amor de qualquer forma. Não tenho nada contra a relacionamento entre pessoas do mesmo sexo e quero deixar isso bem claro. E por isso mesmo me refiro a "homossexuais homens" como gays por achar isso algo normal e não querer falar de uma forma politicamente correta pra mostrar que "sou superior" por ser heterossexual (acho ridículo quem fala "sou normal"). Mas se mesmo assim alguém se sentir ofendido pode deixar nos comentários ou me mandar um email clicando em "contato" ali em cima, que eu tiro.

Eu quero dizer que não consegui fazer o meu resumo deste livro, mas acho que o post ficou bem esclarecido apesar dele. Não sei porque mas travei tentando escrever o meu resumo :(

Obrigada por tudo pessoal.
Continue deixando seus sorteios e link de blogs no Mural do Leitor.
Desculpe a demora com este post, mas ontem fiquei quase
o dia inteiro procurando roupa para o Ano Novo.
Beijos :****

36 comentários:

  1. Eu ainda não o li, para falar a verdade neste ano eu quase não li nenhum livro. Meta para 2013: ler mais!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito muito muito ler esse livro, muita gente falando o quanto ele é legal e rápido de se ler, haha

    Beijo

    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler e assistir ao filme! Parece ser muito bom. Será a minha próxima aquisição em livros.

    Bjs,
    Sté
    http://blog-fabulous.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, vou ler o livro e assistir o filme :D
    http://an0itecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já me disseram que este livro é muito bom.
    Um ano novo com muitas felicidades pra vc. bjus!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. essa vai ser a minha próxima aquisição e eu to morrendo de vontade de ler ele ! Já li muitas resenhas positivas e negativas e mesmo assim a minha vontade nao passa rsrs adorei sua resenha viu? Ficou muito bem explicada e só me deu mais ânimo para ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu te animei a ler, é um livro bem fácil de ler e surpreendente :)

      Beijos :*

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha, adorei!
    Eu tenho muita vontade de ler este livro, quer lê-lo antes de assistir o filme.

    Ps: obrigada por ter respondido o formulário no meu blog *--*

    Beijos e feliz 2013

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou louca pra ler o livro e agora que você falou que o filme é muito bom eu estou mais louca pra ver o filme hahaha
    Beijoos
    http://teenagedream1206.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  9. Oi amore muitooooo orbigada por visitar o meu blog ;DDDD
    Espero que vc tenha uma ótima virada de ano....e que esse novo ano que se inicia te traga muita paz....amor....esperança e din din no bolso;D
    e que vc consiga alcançar todos os seus objetivos *___*...e em 2013 não deixe de acompanhar o blog pq já
    estou cheia de planos ;DDDDDD
    Um super beijo gatona <3....
    Tata

    www.thaizzeutida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te desejo tudo em dobro, um ano novo repleto de realizações e pode deixar que vou sempre dar uma passada no seu cantinho :)

      Beijos :*

      Excluir
  10. Já li resenhas muito positivas sobre esse livro também, mas a sua foi a que mais mexeu comigo. Você falou de um jeito tão bacana que me deixou morrendo de curiosidade aqui! Hahahaha :)
    Acho essa capa, das duas, a mais bonita mesmo. Gosto de capas de filmes, rs
    Sério que no começo o Charlie é todo dramático assim? :/ Que coisa!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico muito feliz em saber disso. Confesso já ter visto várias resenhas boas deste livro, então fico muito feliz que justo a minha tenha mexido com você :)
      Recomendo muito ler, você vai gostar!
      No começo ele é sim, mas a leitura melhora porque ele vai amadurecendo :)

      Beijos :*

      Excluir
  11. a principio não tinha muita vontade de ler/ver o filme mas como tinha o Logan Lerman.... haha e porque era meio indie o filme, acho que vou acabar assistindo e se curtir comprando o livro e lendo. Não sabia que falava sobre alguns assuntos mais sérios no livro tb, parece ter coisas interessantes..

    Feliz ano novo pra vc :)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre leio o livro antes de assistir o filme, mas neste caso acho que dá pra fazer o inverso. O filme é muito bom e eu também recomendo. É o tipo de filme que dá vontade de assistir de novo :)
      Feliz ano novo :))

      Beijos :*

      Excluir
  12. Quero muito ler esse livro. O formato é parecido com Anne Frank, né? Em cartas...
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não, porque da Anne é diário então tem algumas diferenças.

      Beijos :*

      Excluir
  13. Quero muito ler, ainda mais depois da sua resenha. Gostei do post.
    Feliz 2013 pra ti :)
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  14. Dizem que é mt bom. Feliz ano novo, Eu nem tinha percebido que apesar de sempre vir aqui ainda não te seguia, então acabei de seguir.

    ResponderExcluir
  15. Já vi tantas resenhas sobre esse livro, estou querendo muito ler.

    Beijos, e feliz 2013 *u*

    ResponderExcluir
  16. eu amei o livro confesso que quando cheguei na parte do abuso sexual quase desisti do livro (não gosto de ler livros com esse tema) depois de 6 meses voltei a ler para terminar o livro.
    Também fiquei meio perdia no fim do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem que prestar bastante atenção e o filme é mais confuso...

      Beijos :*

      Excluir
  17. Tenho que comprar esse livro! E não sabia que tinha filme, foi bom saber.
    http://algumasprimaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já ouviu falar várias vezes sobre o livro, mas só li a resenha agora. Parece bem legal, e o filme também deve ser ótimo (minha diva Emma Watson *-*)
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei sua forma de marcar o início e o fim da leitura. Muito fofo e criativo. Já tinha visto uma resenha em vídeo desse livro no canal da Giovana Ferrarezi e me interessei. Também estou querendo muito ver o filme. Parecem ser muito bons.

    Adorei a resenha.
    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu marcava da forma normal, mas comecei a marcar assim porque achei fofo :)

      Beijos :*

      Excluir
  20. Adorei sua resenha, ficou super completa! todo mundo anda falando desse livro, espero um dia poder ler tbm! Fiquei curiosa apos sua resenha! Principalmente para assistir o filme tbm! Adorei essa frase: "Primeiro, tenho muito interesse e fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não se gostam realmente uma das outras" hihi beijos

    ResponderExcluir
  21. Tô doida pra ler esse livro. Tá na minha wishlist!
    :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Vitória, fiquei louca pra ler o livro menina hahaha ameiii o post, vou ver se encontro ele ainda essa semana.
    beijãooo e feliz 2013

    ResponderExcluir
  23. eu tenho uma lista enorme de livros que eu quero ler, e adivinha só quem acabou de entrar para essa lista. Se eu não conseguir ler o livro o filme eu vou ter que assistir

    ResponderExcluir